Cursos e Treinamentos

Depoimentos dos Alunos

GEOBIA

Daniel - Florianópolis-SC - Turma 02/2019: Reconheço o ganho que o curso representou em termos de conhecimento, pois já começo a ver outras possibilidades para o uso da ferramenta, que antes não podia. O conhecimento transmitido é qualificado e justifica o curso, mesmo que não tenha ido mais além do já exposto.

Ótimo conteúdo e super didático, gostaria de mais artigos com uso das técnicas. Pois pretendo fazer esse tipo de classificação na minha tese de mestrado.

Fabiana – Piedade-SP - Turma 02/2019: Ótimo conteúdo e super didático, gostaria de mais artigos com uso das técnicas. Pois pretendo fazer esse tipo de classificação na minha tese de mestrado.

Naíssa - Monte Carmelo-MG - Turma 02/2019: O Curso foi ótimo, muito bem estruturado, didática excelente, instrutor com grande domínio do assunto. Gostei muito de conhecer um software livre voltado à GEOBIA. Parabéns ao INPE pela excelência no desenvolvimento do software e também pelo importante papel na Pesquisa brasileira.

Otto – Belém-PA - Turma 02/2019: O curso superou minhas expectativas. Desmistificou o tema GEOBIA e serviu de incentivo para que eu possa continuar os estudos e me aprofundar no tema.

Priscila – Florianópolis-SC - Turma 02/2019: Alguns apontamentos sobre o curso. De um modo geral foi possível assimilar bem as ferramentas de Geobia e também sempre fui atendida em tempo hábil quando tinha dúvidas ou problemas. Senti falta de um material didático eu fugisse um pouco das videoaulas e artigos, como uma apostila, que fosse possível acompanhar durante o curso.

Renato – Cuiabá-MT - Turma 02/2019: Não tenho críticas. A experiência com o curso foi muito boa. Me sinto apto a explorar as técnicas de GEOBIA em problemas cotidianos. Considero que o objetivo do curso era dar ao aluno conhecimento base para explorar a técnica por conta própria, bem como a ferramenta GeoDMA, nesse quesito o objetivo foi alcançado.

Tathiane - São José dos Campos-SP - Turma0 2/2019: O curso foi muito bem estruturado para abranger todo o conteúdo complexo referente a GEOBIA. As aulas foram muito didáticas e a parte prática foi de fácil entendimento e reprodução. Agradeço ao professor e as moderadoras pela atenção durante essas cinco semanas!

Elton - São Carlos-SP - Bacharel em Ciências Ambientais e Mestrado em Ciências Ambientais - Turma 01/2020: Em geral, gostei do curso e irei recomendar para os meus colegas. Os vídeos foram muito bem elaborados e a forma que são apresentados (velocidade, dicção e raciocínio) favorecem o aprendizado. Espero que tenha um segundo módulo. Como sugestão, penso que na última semana poderia ter um aprofundamento maior na parte de mineração de dados e fechamento do conteúdo programático.

Handrey - Sinop-MT - Engenharia Agrícola - Turma 01/2020: Curso fantástico. Superou em muito as minhas expectativas em conteúdo e potencial da ferramenta. Durante a execução das tarefas, em algumas das vezes, sentia muita dificuldade em relação ao roteiro que deveria seguir para concluí-las, entretanto isto me forçou a compreender melhor o todo para depois executar os passos necessários. Agradeço imensamente a oportunidade.

Rejane - São José dos Campos-SP – Turma 01/2020: Vou utilizar o campo para agradecer aos idealizadores e colaboradores do curso. Foi uma ótima experiência de aprendizado. Que outros cursos assim possam surgir. Obrigada!

Themis - Rio de Janeiro- RJ - Doutora - Estudante de especialização ENCE - Turma 01/2020: Eu sugeriria ainda que fosse realizado algum tipo de encontro online por semana. um horário onde todos os alunos pudessem acessar uma sala no google meet ou zoom, para compartilharmos nossas telas e tirarmos nossas dúvidas de uma forma mais dinâmica. Um encontro que não fosse obrigatório, mas que os monitores pudessem participar para comentar as dúvidas de forma mais instantânea. No mais achei o curso FANTÁSTICO! Se tiver outro curso avançado de GEOBIA para análise temporal de cenas urbanas e faria na certa, Enfim... é uma ideia.

Processamento de Imagens

Aline - São José dos Campos-SP - Engenheira Agrônoma – Turma 02/2020: De forma geral, o curso já é ótimo! Uma sugestão seria apenas que, considerando as imensas possibilidades presentes no processamento de imagens, talvez fosse interessante estender a duração do curso e assim permitir um maior aprofundamento no assunto.

Camila – Natal-RN - Mestre em Ciências Naturais - Turma 02/2020: Em outras oportunidades gostaria que fosse abordado o tema Correção Atmosférica, mas o curso seguiu corretamente o conteúdo programático. Parabenizo a todos pela realização do curso. E agradeço pela concessão da bolsa.

Isadora - Bacharel em Gestão e Análise Ambiental, Mestrado em Sensoriamento Remoto em andamento – Turma0 2/2020: Os vídeos disponibilizados para realização das atividades foram bem didáticos, mas gostaria de ter recebi mais material de estudo complementar, como os capítulos sugeridos na primeira atividade, para embasar os conceitos trabalhados. 

Katyanne - São José dos Campos-SP - Turma 02/2020: O curso é excelente e atendeu além das minhas expectativas. Só tenho a agradecer por todo o aprendizado adquirido. Espero, em breve, ter a oportunidade de participar de outros cursos da SELPER e INPE, tão enriquecedores quanto a este. Parabenizo a equipe pelo trabalho desenvolvido e muito obrigada a todos! Abraço.

Marlísia - Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - Turma 02/2020: Foi tudo muito bom, quero fazer mais cursos de vocês! Deu pra aprender bem rápido e de maneira satisfatória o que se leva as vezes um semestre na academia. Adorei, foi excelente!

Michel - São José dos Campos-SP - Doutor em Engenharia Agrícola - Turma 2/2020: O curso foi excelente. Conteúdo didático e atividades interessantes. Parabenizo aos membros da equipe de formação pela qualidade apresentada. Meus cumprimentos, Michel Chaves

Philipe - São José dos Campos-SP - Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - Turma 02/2020: Em adição, pode-se incluir um capítulo de pós-classificação, que aborde os temas de filtragem e avaliação da acurácia da classificação por matriz de confusão e aponte os erros envolvidos no processo.

Rafael - Ilha Solteira- SP - Turma 02/2020: Os vídeos e explicações são ótimas! Sugiro a inclusão de indicações de leitura relacionada ao conteúdo das aulas (livros, artigos, teses...) Muito Obrigado!

Introdução ao Geoprocessamento com TerraView 5 / QGIS 3

  • Ana Carolina (Agronomia) – Uberlândia/MG – Turma 10/2021: Parabéns ao professor Eymar Lopes, aprendi bastante com o curso.
  • Gilberto (Estatístico) – São Carlos/SP – Turma 10/2021: O material é muito bom. Algumas correções em palavras devem ser feitas.
  • Paula (Gestora Ambiental) – Primavera/PA – Turma 10/2021: Muito feliz e satisfeito com o curso, excelente qualidade, nada a crítica, somente agradecer e sugestões que tenha mais cursos assim, que der possibilidades a pessoas que não tem condição de pagar. Muito Obrigada Professsor Eymar Lopes, por todo conhecimento e informação repassada.
  • Mateus (Eng. Civil) – Crato/CE – Turma 10/2021: Ótimo curso. Já recomendei inclusive para alguns colegas e professores. Ótima didática e escopo abrangente, além de uma carga pesada, mas bem completa. Sinto que saí de um entendimento mais raso de usar o QGIS para certas tarefas e ferramentas específicas, para se habilitar no geoprocessamento em si para atividades futuras. Gostei especialmente do foco em banco de dados e a preparação de CSVs corretamente (união em outras camadas, etc, que inclusive já estou usando o que aprendi no curso para criar isoietas de postos), bem como as técnicas de realce em imagens raster.
  • Roseane (Eng. agronôma) – São Domingos do Capim/PA – Turma 10/2021: Nada a declarar, somente a agradecer pelo curso, foi muito além das minhas expectativas. Obrigada!
  • Andrezza (Geóloga) – Contagem/MG – Turma 11/2021: A carga horária poderia ser maior! O curso é ótimo!
  • Beatriz (Urbanismo) – Salvador-BA – Turma 11/2021: Não tenho do que reclamar. o curso é ótimo e o professor sempre está disposto a ajudar o aluno.
  • Ermano (Engenheiro Civil) – João Pessoa-PB – Turma 11/2021: O único ponto deste curso que julgo merecer ajustes é em sua duração, considerando seu extenso programa, a importância que se tem de compreender os assuntos tratados e a necessidade de desenvolver as tarefas, para as quais o prazo é curto. No mais, parabenizo a todos os envolvidos na estruturação e realização deste curso, principalmente ao Prof. Eymar Lopes.
  • Francisca (Ciências Ambientais) – Brasília-DF – Turma 11/2021: Quero agradecer a todos, especialmente ao professor Eymar pelo ensino e excelente domínio, atenção e toda presteza para conosco. Parabéns a todos que fizeram parte do curso e tornaram de excelente qualidade.
  • Juliana (Urbanismo) – Salvador/BA – Turma 11/2021: Uma das minhas sugestões é que as aulas de tira-dúvidas também possam ser gravadas para que os alunos tenham acesso posteriormente. Outra coisa é que o curso ou poderia ter mais tempo de execução das atividades ou tenha a diminuição das atividades, pois o conteúdo é bastante denso para dar conta em 5 dias (intervalo entre a aula de apresentação e a de tira-dúvidas).
  • Marcos (Engenheiro Florestal) – Guarulhos/SP – Turma 11/2021: Agradeço pela organização do curso, o conteúdo é bastante completo e estou satisfeito pelo aprendizado adquirido. O melhor curso de introdução ao geoprocessamento.
  • Vitória (Geografia) – São Paulo/SP – Turma 11/2021: Eu gostei muito do curso, foi um dos mais completos que já fiz, o conteúdo é muito bem elaborado, o professor sabe muito do assunto, o material é super organizado, com certeza irei recomendar para outros colegas!! A única coisa que tive dificuldade foi acompanhar os prazos das tarefas, espero conseguir o certificado, pois não tenho certeza se fui bem em todos rs, provavelmente farei outro curso no futuro, mas darei preferência para um período em que eu tenha menos atividades da faculdade, pois tem bastante conteúdo. Gostaria de deixar os parabéns pelo curso, superou minhas expectativas.
  • Ariane  - Engenheira cartógrafa / Lapa-PR - Turma 06/2021: Não há nada que eu lembre no momento, inclusive foi muito além do que eu esperava.
  • Bárbara - Geografia / Brasília-DF - Turma 06/2021: O curso superou as minhas expectativas! Muito atualizado e com atividades práticas do dia-a-dia, trazendo maior consolidação da teoria. Muito obrigada pelo curso.
  • Bruna - Química / Paraíba - Turma 06/2021: Acho que seria muito importante revisar detalhadamente as apostilas referentes ao QGIS, pois apresentaram alguns pequenos erros que dificultaram a realização das atividades. O tempo achei insuficiente para a quantidade de atividades, e para ajudar o professor a conseguir atender todas as dúvidas, o professor mostrou muito interesse em nos ajudar, sua forma de apresentar é excelente!!!
  • Daniel - UFRJ / Rio de Janeiro - Turma 06/2021: A expectativa apresentada de tempo para realizar os exercícios não está adequada para algumas partes. No mais, poderiam incluir algumas referência a mais sobre os principais itens dos layouts de mapa, sua importância, como identificar os metadados. No mais, o curso é ótimo..
  • Davi Jr. - Geografia / Feira de Santana-BA - Turma 06/2021: Gostei do curso, a minha sugestão é ou ampliar o módulo ou criar uma nova opção de curso centrado na técnicas de análise espacial de dados.
  • Felipe - Eng. Elétrica / Florianópolis-SC - Turma 06/2021: Prezado Eymar e equipe, Achei o curso muito bem organizado, e com o material muito detalhado para que o aluno possa "andar" sozinho. O passo a passo para a resolução dos exercícios está muito bem organizada. Os horários das aulas também foi acertado, devido a compromissos profissionais da maioria, acredito que no início da manhã e no final das tardes (8h e as 18h) seja o horário que melhor atenda a todos. Foi meu primeiro contato com Georreferenciamento, e devido a isto, me demandou muito tempo para "absorver" as aulas e resolver os exercícios, tive dificuldades para cumprir o cronograma. Mas isso não é uma crítica, estou apenas compartilhando uma percepção. Muito obrigado pela oportunidade, salvei o material e continuarei estudando o tema com calma pelas próximas semanas. Será muito útil para minhas atividades futuras. Abraço Felipe.
  • Lucas - Geógrafo / São José dos Campos-SP - Turma 06/2021: O curso é muito bom, agradeço por fazer parte.
  • Lucas - Geografia / São Paulo - Turma 06/2021: Apesar de ser uma proposta introdutória ao geoprocessamento, o curso possui uma metodologia bem elaborada e abrange em sua ementa os principais conteúdos necessários para a elaboração de mapas, processamento de imagens e análise espacial.
  • Mayara - Geógrafa / Minas Gerais - Turma 06/2021: Curso de excelente qualidade! Muito além do básico. Muito obrigada pela oportunidade de poder participar.
  • Poliana - Tecnóloga em Gestão Ambiental / Acre - Turma 06/2021: O curso é excelente!!! Tanto do que diz respeito ao conteúdo abordado, quanto ao material disponibilizado, os exercícios propostos e a monitoria. O professor Eymar tem uma ótima didática e muito conhecimento no tema abordado. Muito satisfeita com a abordagem do curso, foi de grande aprendizagem! Outro ponto positivo é a implementação da modalidade online do curso, que possibilitou a participação de pessoas de diferentes lugares do Brasil, como é o meu caso morando na região norte. Que essa modalidade continue fazendo parte dos cursos da Selper. A única ressalta que faço é em relação ao tempo do curso, para quem realizada as atividades nos 2 softwares demanda-se mais tempo para sua execução do que é previsto na carga horária do curso. A minha sugestão seria adequar a carga horária, no sentido de aumentar, no caso de realizar as atividades no TerraView e QGis. Ademais só tenho elogios! Agradeço a oportunidade.
  • Rozilda - Geógrafa / Bahia - Turma 06/2021: O volume de atividades por semana é grande , muito conteúdo para absorver neste intervalo. Se o curso durasse mais uma semana poderia diluir as atividade das partes 3 e 4 Considero a qualidade do curso excelente, na minha concepção fomos além da Introdução ao Geoprocessamento. Muito bom, parabéns!
  • Tassio - Doutorado em Desenvolvimento Sustentável / Rio de Janeiro - Turma 06/2021: O curso foi ótimo. Aprendi muito e com certeza faria novamente para sedimentar alguns dos conhecimentos que acredito me serão mais úteis.
  • Verônica  - Tecnólogo em Gestão Ambiental / Minas Gerais - Turma 06/2021: Achei o curso bastante completo em relação a introdução ao Geoprocessamento. Senti vontade de aprofundar em alguns temas, mas pelo tempo e o objetivo do curso não foi possível. Acho que poderia aumentar o tempo de realização para pessoas que gostariam de aprender a utilizar ambos softwares, talvez uma turma separada... No mais, gostei bastante do conteúdo, mas não consegui absorver tudo. Um ponto muito bacana é que as vídeo aulas estão disponíveis no Youtube, foi indicado material e o instrutor se comprometeu a tira dúvidas que surjam posteriormente, pois com certeza precisarei de mais tempo para digerir o que foi aprendido. Obrigada por compartilhar o conhecimento de qualidade e de forma gratuita!!
  • Bruce - Doutorado em Botânica / Manaus-AM - Turma 08/2021: A disciplina está muito bem organizada. A combinação de vídeos no Youtube, apostila detalhada com passo-a-passo dos exercícios, e os próprios exercícios funcionaram muito bem para fixar conceitos, regras e habilidades com o QGis e PostGis. -- Algumas tarefas contêm um conjunto de habilidades apreendidas em exercícios anteriores, servindo como reforço. --Entendo a estratégia de forçar o aluno a produzir resultados em sequência, mas é também útil poder pular algumas etapas caso o aluno (ou outra pessoa) esteja interessada em uma solução específica.

    Clarissa - Santos-SP - Turma 08/2021: O curso é excelente e o professor tem domínio e didática, uma combinação de sucesso. Minha única sugestão é que o curso poderia ter duração de 40 dias, para que a parte 5 tenha um pouco mais de tempo para realização. Parabéns!

    Débora - Engenheira Ambiental / Piquete-SP - Turma 08/2021: O curso é excelente e, mesmo tendo algumas experiências no software QGIS, foi possível assimilar muitos conhecimentos novos e ferramentas que serão muito úteis na minha vida acadêmica/profissional. Achei muito legal a iniciativa da utilização do PostGIS, era algo que não conhecia muito e acredito que seja um grande diferencial do curso. Como sugestão, falar um pouquinho mais ou fornecer algum material que aborde a utilização do PostGIS no compartilhamento de dados em ambiente de trabalho/grupo de pesquisa.

    Diego - Turma 08/2021: Não tenho críticas em relação ao curso, superou minhas expectativas. Os conteúdos foram programados de forma excelente, onde pude perceber minha evolução progressivamente.

    Elisabete - Turma 08/2021: Parabéns ao Eymar pelo excepcional curso que ele ministra, muito bem estruturado e com aulas que esclarecem as dúvidas que surgem com perfeição. Único quesito que gostaria de incluir, pelo menos para mim, que nunca havia trabalhado em nenhum destes sistemas é relativo a duração do curso, que ao meu ver poderia ser maior. Muito obrigada pela oportunidade que tive em participar. Porém meu principal objetivo eu conquistei que foi aprender. Gratidão Eymar e Gislaine.

    Jerusa – Geografia/ São José dos Campos-SP - Turma 08/2021: O curso é excelente! Ótima qualidade do conteúdo, didática impecável, com explicação detalhada dos processos. A minha única sugestão é em relação a atualização dos links utilizados em alguns exercícios, sugiro revisão dos links antes de disponibilizar os exercícios, pois, em alguns, os links para download de material haviam mudado, o que dificulta no andamento do exercício. Esse problema foi prontamente resolvido pela equipe ao ser constatado, mas, o desempenho será melhor se o link for atualizado antes de disponibilizar o exercício. Fico muito agradecida pela oportunidade de enriquecer meus conhecimentos, foi um grande aprendizado! Parabéns a toda a equipe! Curso de excelência! Abraço.

    Jussara – Geografia / Uberlândia-MG - Turma 08/2021: Boa noite a todos. Espero que estejam bem. Eu fiquei muito contente com o curso, e acredito que é uma iniciativa importante para aproximar o que há de mais moderno em técnicas de Geoprocessamento realizada por centros de excelência, como o INPE, e o interior do país. Quero agradecer também a oportunidade de bolsa que foi concedida! Inclusive, já indiquei o curso aos meus alunos. Eu, como sou formada em Geografia, tive contato com técnicas que apenas tinha ouvido falar, e consegui aprender de maneira satisfatória o que foi repassado. O prof. Eymar acompanhou um pouco das dificuldades que tive, justamente em alguns procedimentos que desconhecia. No entanto, eu gostaria de deixar uma sugestão para melhoria dos próximos cursos (que eu certamente farei). É preciso que haja mais tempo para a realização das atividades, pois o prazo dado (mesmo com a possibilidade de entrega com atraso) é curto quando se considera profissionais que estão atualmente no mercado de trabalho (ou seja, que não possuem dedicação somente aos estudos). Falo por mim, que sou professora com DE em uma Universidade e foi muito difícil conciliar o meu trabalho com o cumprimento dos prazos das atividades, pois são aulas para assistir de modo síncrono, vídeo-aulas gravadas, slides, leituras complementares e exercícios. Neste sentido, a minha contribuição seria que cada módulo tivesse no mínimo 10 dias de prazo, com possibilidade de dilação para entrega das atividades de mais 5 dias... o que contabilizaria um período total de 15 dias por módulo. Aproveito este espaço para agradecer a oportunidade de ter realizado o curso e espero que eu possa contribuir na disseminação do conhecimento apreendido. Abraços virtuais.

    Leonardo - Bacharel em Geografia / Salvador-BA - Turma 08/2021:  O Curso Introdução ao Geoprocessamento com TerraView 5 / QGIS 3 superou as minhas expectativas. Os temas abordados durante o curso possibilitam ao participante ter um bom conhecimento sobre as ferramentas/operações básicas dos softwares utilizados. Durante o curso, trabalhamos bastante a parte prática, adquirindo os conhecimentos necessários para aplicarmos nos trabalhos ligados à área de geoprocessamento. Os materiais são detalhados em informações para execução das tarefas e, em caso de dúvidas, o prof. Eymar está sempre solícito para esclarecer nossas dúvidas. Valeu muito a pena ter participado do curso.

    Licia - Engenheira Florestal / Palmas-TO - Turma 08/2021: O curso é muito interessante com temas de grande relevância para o meu desenvolvimento profissional. No entanto, achei o tempo curto para a quantidade de conteúdo. Deixo como sugestão maior prazo para a realização do curso.

    Marcelo - Licenciado e Mestrando em Geografia / Rio Claro-RJ - Turma 08/2021: O curso foi, a todo momento, muito enriquecedor. As atividades, materiais com orientações e os encontros, foram excelentes. A possibilidade de assistir as aulas posteriormente é de fundamental importância para aqueles que têm agenda um pouco apertada. A única sugestão é que o curso tivesse duração um pouco maior, pois algumas semanas foram extremamente densas e cansativas para quem não tem muita habilidade com o programa ainda. Agradeço a oportunidade. Abraço.

    Rodrigo – Geógrafo/ Alfenas-MG - Turma 08/2021: O curso é ótimo pois acima de tudo ensina os alunos a ter o "pensamento espacial" e não apenas a "apertarem botões", é preciso que os alunos já venham com base de Cartografia, SIG e Sensoriamento Remoto. São utilizados exemplos práticos do cotidiano, muito interessante e útil. A partir de agora vou utilizar meus dados para praticar. Isso é fundamental para quem quiser aprimorar o aprendizado: PRATICAR! Recomendo o curso! Parabéns professor Eymar! Abraço e conte comigo no que precisar.

    Ronis - Lic. Matemática e Geógrafo / Cuiabá-MT - Turma 08/2021: Sempre buscando adquirir novas habilidades, me interessei por esse curso, primeiro por ser disponibilizado pelo INPE e segundo por ter como instrutor o Professor Eymar que dispensa apresentação. Agora em relação ao curso penso que como sugestão seria aumentar umas duas semanas o tempo de conclusão, é muito material didático para absorver em 30 dias, principalmente para quem vai realizar o curso com os dois software. Se o aluno nesse período tiver qualquer contratempo como foi o meu caso, fica muito prejudicado o acompanhamento do programa. Nos demais quesitos o curso está muito bem estruturado, com excelente material didático e excelente Professor e Secretaria. Um grande abraço a todos vocês e que Deus continue iluminando vossas vidas!

    Silas - Campinas-SP - Turma 08/2021: O material escrito do curso é bastante extenso e é natural que contenha um erro ou outro. Sugiro que sejam feitas revisões regulares para que pequenos erros de ortografia e digitação sejam erradicados gradualmente. Alguns outros detalhes como figuras ilustrativas também podem ser atualizados. Obrigado e bom trabalho.

Introdução ao Geoprocessamento com TerraView 5

  • Ana - Itu/SP - Turma 11/2019: Curso muito interessante, aprendi inúmeras técnicas que posso vir a utilizar na minha prática, mas, senti falta da análise espacial, que é a técnica que tenho trabalhado atualmente. Tinha a expectativa de conseguir usar o programa para realizar as análises do meu trabalho, inclusive pela possibilidade de utilizar a relação 1:N. Professor sempre pronto para responder, de forma clara, as minhas dúvidas, além de muito didático.
  • Sem Identi. - Turma 11/2019: Excelente curso, com aulas bastante didáticas e material disponibilizado apropriado, colaborando para o desenvolvimento pleno das atividades. Mesmo sendo a minha área de formação completamente distinta, o curso foi de bastante esclarecedor, possibilitando a utilização das ferramentas apresentadas.
  • Paloma - BA - Turma 11/2019: Gostei muito do curso! Primeira vez utilizando o Terraview, adorei o software! bem intuitivo e de fácil uso! O curso foi muito bom e passou das minhas expectativas! muito obrigada! Só fiquei um pouco perdida com relação aos bancos de dados, nunca tinha utilizado. Com relação ao andamento do curso, fiquei um pouco atrasada devido a uns problemas pessoais e tb de internet, consegui fazer tudo mas talvez uns dias a mais nos próximos só para podermos finalizar os exercícios seria uma boa. Obrigada e Parabéns!!!
  • Sebastião - Descalvado/SP - Turma 11/2019: Minhas avaliações foram todas Bom, mas para mim foram todas Ótimas. Parabenizo a todos os administradores pelo excelente curso. E, em especial o nosso excelente Mestre, Dr. Eymar Lopes, sempre prestativo quando solicitado para nos auxiliar.
  • Ayr - São Paulo/SP - Turma 03/2020: O curso é muito bom, superou minhas expectativas. O que achei que foi pouco produtivo foi o CHAT semanal, pouca participação. Minha sugestão era trocar por um encontro professor/aluno como acontecia antes e depois da aula online. Acredito que esta interação foi muito produtiva. Uma conversa de 2 a 5 minutos direta com o professor valeu mais que uma hora de Chat esvaziada. Outra coisa que acho interessante é que os ex-alunos do curso Tview receberem atualizações de material produzido para o curso, como novos vídeos ou nova apostila do Terra View. Talvez um encontro online para apresentar outros cursos da SELPER, como os webinar da MUNDOGEO, ou divulgando por uma parceria com eles. Muito obrigado.
  • Guilherme - Fortaleza/CE - Turma 03/2020: Acredito que organização do material pode melhorar, embora não seja nada que tenha afetado o aprendizado do aluno que acompanha as aulas e se mantém em dia com o progresso do conteúdo. A procura do conteúdo das videoaulas por parte do aluno, para tirar dúvidas de procedimentos, pode melhorar com a numeração dessas aulas de acordo com o material em pdf, visto que algumas aulas estão em ordens diferentes. Alguns bugs do programa também dificultam não o aprendizado em si, mas a execução de tarefas de quem está estudando o software pela primeira vez. Fora isso, foi proveitoso e enriquecido de material e detalhes que certamente serão úteis na minha rotina de trabalho.
  • Italo - Cuiabá/MT - Turma 03/2020: Excelente curso, gostei muito de utilizar o TerraView, muito mais leve em relação aos demais softwares disponíveis!
  • Flavio - Cruzeiro/SP - Turma 03/2020: O curso foi muito bom e considero que foi de grande valia para minha atualização e terá muita aplicabilidade nas minhas atividades no INPE. Muito grato por me terem concedido a vaga institucional. Abraços.
  • Pedro - Macapá/AP - Turma 03/2020: Era um curso que buscava fazer presencialmente na Selper em São José dos Campos-SP, desde 2016, mas nunca conseguia por causa de cancelamentos pela ausência de quórum presencial. Após conseguir realizá-lo na modalidade online, vi que o curso atendeu bem as minhas expectativas, gostei bastante do curso, do instrutor, pois considero bem didática as explicações, e os conteúdos ministrados melhoraram bastante o meu entendimento sobre a base do geoprocessamento, dada o panorama que o curso fornece. Um diferencial do curso, cuja ideia bem louvável que vi foi a aplicação de bancos de dados geográficos, o que me trouxe uma lembrança mais viva do curso que realizei na selper em setembro de 2018. Entendo que o programa TerraView 5.0 é bem funcional, mas que também necessita de atualizações no seu desenvolvimento, tal qual ocorre com outros softwares, como o próprio instrutor afirmou que leva os defeitos para que a equipe de desenvolvedores corrija-os. E minhas sugestões seguem este caminho, pois em alguns momentos tive dificuldade de realizar as atividades, não pelo entendimento do assunto em si, mas pelos bugs que aconteceram no Programa. Ressalto a importância na melhoria do TerraPrint especialmente, pois alguns comandos básicos como as legendas, pelo menos comigo, não funcionaram e temi ser prejudicado pela funcionalidade mais baixa deste plugin, pelo menos na data que faço esta avaliação. No mais fica minha gratidão ao curso. Certamente ajudará muito na minha formação e acrescentou ideias nos trabalhos futuros que desenvolverei. Grande Abraço
  • Tatiana - Belém/PA - Turma 04/2020: Gente curso incrível... sem falar no instrutor super paciente e dedicado. O que mais gostei foi conhecer um pouco mais a administração de Banco de Dados Espacial pelo TerraView. Gostei muito do módulo de Sensoriamento Remoto, também. E a aba de montagem de layout de impressão é super fácil, mais que outros softwares livres hehehhe. Por isso FAÇAM o curso VALE A PENA. Gostaria que durasse mais TEMPO .... Como EAD e pandemia junto acabamos ficando sem tempo, entre outros percalços ... Poderíamos ficar com mais 2 ou 3 semanas disponíveis para entregar as tarefas.
  • Miguel (Ciências Biológicas) - São José dos Campos/SP - Turma 04/2020: Melhor curso que já realizei online, recomendarei para todos que buscam uma qualificação sólida na área de geoprocessamento.
  • Carla (Tecnóloga em Geoprocessamento) - Belém/PA - Turma 04/2020: O curso é muito bom, foi além das minhas expectativas, assim como o instrutor Eymar, pois foi muito prestativo e a atencioso. As críticas eu não lembro, mas em cada exercício que eu achei que podia melhorar eu comentei algo. Pouquíssimas coisas para melhorar o que já é muito bom! Agradeço toda equipe pela disponibilidade e atenção. Com certeza pretendo realizar outros cursos deste corpo técnico. Obrigada!!
  • Layse (Tecnóloga em Geoprocessamento) - Belém/PA - Turma 04/2020: Boa noite. O curso como um todo supriu minhas expectativas, conteúdo muito claro, coerente e inovador, principalmente, em relação a integração com BDG. Talvez algumas revisões nas apostilas de exercício sejam necessário, mas nada que altere o entendimento, só foram alguns erros de digitação encontrados. Muito obrigada pelos conhecimentos aqui repassados.
  • Davidson (Engenharia Geológica) - Belo Horizonte/MG - Turma 04/2020: Nada a acrescentar, apenas agradecer! Apenas uma sugestão, seria fazer um grupo de wpp, acredito que assim os alunos possam se introrsar mais e consequentemente se ajudar mais. Abçs.
  • Flávia (Gestão Ambiental) - São José dos Campos/SP - Turma 04/2020: Excelente curso! Parabéns à equipe. Grande abraço.
  • Gabriel (Oceanógrafo) - São José dos Campos/SP - Turma 04/2020: Gostaria de agradecer a equipe SELPER e em especial ao Prof. Eymar Lopes pelo curso ministrado. Antes de realizar o curso possuía pouca familiaridade com ferramentas de geoprocessamento e estou muito satisfeito com o conteúdo ministrado! As vídeoaulas foram ótimas, os exercícios bem elaborados e didáticos, além do ótimo atendimento do professor em solucionar dúvidas/problemas. Com certeza foi de grande importância para meus estudos e futuros projetos. Obrigado novamente!
  • Raphael (Engenharia de Produção Civil) - Belo Horizonte/MG - Turma 04/2020: Não tenho críticas e sugestões, gostaria de somente agradecer ao Professor Eymar pela excelente didática, não tenho mais nada a acrescentar, somente elogios!! Muito obrigado pelo curso, sempre indicarei!! Abraço.
  • Bruno (Engenharia Florestal) - Goiânia/GO - Turma 05/2020: Muito obrigado pela condução do curso e sempre disponibilidade para responder dúvidas no fórum. Me expressei pouco ali, mas acompanhei bastantes discussões, pois normalmente os colegas ja tinham perguntado dúvidas minhas. Talvez para proximos cursos, poderiam focar mesmo em tecnicas de geoprocessamento. O que despontuei foi que uma semana inteira (semana 4) foi dedicado a processamento de imagens. Talvez se tivessemos explorado na prática mais algumas ferramentas de inferencia geográficas nessa semana, teria sido um pouco mais proveitoso para os propósitos do curso. Mas no geral foi muito bom Obrigado pela oportunidade de ser bolsista.
  • Samir (Engenheiro de Segurança do Trabalho) - Rio de Janeiro/RJ - Turma 05/2020: Prezados, bom dia! O curso e o instrutor foram excelentes! Foi além da minha expectativa com certeza. Os conhecimentos agregados de bancos de dados foi um diferencial muito importante. Como sugestão de melhoria posso indicar: Menos respostas e notas parciais nos exercícios para que se tornem mais desafiadores. Fico feliz e grato pela oportunidade deste curso, muito obrigado!
  • Emanuel - Boa Vista do Ramos/AM - Turma 05/2020 Parabenizo o Instituto e a Selper pela iniciativa, em especial, Dr Eymar pelo engajamento e compromisso na difusão do conhecimento as centenas de milhares de estudantes amantes do geoprocessamento. Acertada a realização do curso neste momento com esta configuração, principalmente, para aqueles estudantes com pouco recursos q sonham com um lugar ao Sol. Imploramos por uma maior frequência na disponibilização dos cursos Selper/INPE...mais instrutores por favor!
  • Rosangela (Geógrafa) - Feira de Santana/BA - Turma 05/2020: Nossa! Foi, sem dúvida, o melhor curso online de que já participei. E não é demagogia nem bajulação. É a mais pura verdade. Os conteúdos, a forma como foi repassado, as atividades, os exercícios (tutoriais). Tudo excelente. Gostaria de pedir desculpas por meu pouco envolvimento, pois estava com muitas outras atividades em desenvolvimento em paralelo e creio que isso comprometeu um pouco meu aprofundamento no TerraView, mas irei continuar perseverando nele, principalmente no SQL, que foi onde tive maior problema. Só queria aproveitar e agradecer ao Eymar, por toda sua competência, dedicação, boa vontade e paciência. Você está de parabéns! E sobre o TerraView, espero que algumas melhorias sejam implementadas, algumas delas já discutidas durante o curso (Ex.: a visualização da legenda, a análise estatística das amostras antes da classificação). E pode deixar que, a medida que for usando, e for identificando outros, irei repassar. Realmente espero adotar o TerraView e que ele se torne meu software de geoprocessamento favorito. Por enquanto está meio difícil (ainda sou uma fã incondicional do Spring), mas persistirei. Obrigada pela oportunidade e, novamente, parabéns pelo excelente trabalho! Ah, e antes que me esqueça, um abraço e muito obrigada também a Gislaine Farias por sua paciência e dedicação.
  • Bruno - Rio de Janeiro/RJ - Turma 05/2020: O curso é ótimo, só tive um pouco de dúvida em linkar tabelas, tirando isso acho que apredi bastante. Obrigado exelente trabalho. Obrigado professor, suas dicas foram ótimas.
  • Patricia - Colinas do Tocantins/TO - Turma 05/2020: Caro Prof. Eymar e Equipe, muito obrigada pelo curso em sua totalidade. Realmente grata por ter tido essa oportunidade.
  • Moisés (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Rio de Janeiro/RJ - Turma 05/2020: Gostaria de deixar aqui registrado minha imensa satisfação em participar dessa capacitação. Inicialmente agradecer em especial ao Professor Eymar e a Gislaine que tive problemas no primeiro momento do curso e ainda assim me deram uma segunda oportunidade, e depois disso, toda atenção, de forma imediata para dirimir dúvidas e lograr êxito não só na conclusão de alguma atividade, mas sim no devido entendimento do processo proposto. Todos estão de parabéns, sou extremamente grato e aguardando próximas oportunidades de atividades. Um forte abraço.
  • Amanda - Técnica Geoprocessamento, Oceanografia / Rio Grande-RS - Turma 08/2020: Muito bom o curso, obrigada pela oportunidade.
  • Anna Carolina - Engenharia Cartográfica / Curitiba-PR - Turma 08/2020: Fiquei positivamente surpresa com a qualidade do curso e com o engajamento do Professor Eymar, sempre muito disposto e solicito no atendimento aos alunos. Muito obrigada!
  • Bruno - Graduando em geografia / Manaus - AM - Turma 08/2020: Não tenho o que reclamar, o curso foi muito bom! Ultrapassou as minhas expectativas.
  • Bruno - Eng. Ambiental e Sanitária / Contagem-MG - Turma 08/2020: Não tenho críticas apenas agradecimentos pela oportunidade de fazer o curso aprender um software novo Terraview 5 e conhecer mais sobre banco de dados, uma ferramenta essencial para quem trabalha e estuda Geoprocessamento.
  • Cirley - Geologia. Engenheira eletricista / Monte Carmelo - MG - Turma 08/2020: Acredito que esse curso poderia ter uma carga horária maior. É necessário mais tempo pois pode ocorrer imprevistos com relação ao computador do aluno(a). Excelente curso. Parabéns a todos.
  • Grace - Geóloga / Campinas - SP - Turma 08/2020: Curso denso e intensivo, com conceituação teórica e didática excelentes e ótimas atividades práticas. Superou em muito minhas expectativas. Tive apenas um pouco de dificuldade em cumprir os prazos, porém acredito que faltou um melhor planejamento de minha parte na execução das atividades. Muito obrigada pelo excelente curso.
  • Julia - Geógrafa / São Paulo - SP - Turma 08/2020: O Eymar é muito competente, prestativo e simpático! Dá pra ver que conhece muito da área e foi sempre prestativo em ajudar todos. O curso é ótimo, tendo sido muito proveitosas pra mim as partes de SQL e Postgis, principalmente.
  • Karina - Bióloga / São José dos Campos - SP - Turma 08/2020: Acho que o curso poderia ter uma duração um pouco maior, para que pudéssemos fazer as tarefas com mais calma e poder repetir etapas de processamento para fixar melhor o conteúdo. Mas o formato é muito bom e o professor é excelente nas explicações e sempre disponível a sanar quaisquer dúvidas.
  • Katarini - Turma 08/2020 Acho que a organização da disposição das informações nos textos de apoio para a realização das tarefas pode ser melhorada.
  • María Silvia - Geógrafa / Santa Maria - RS - Turma 08/2020: Curso excelente!
  • Marlison - Geografia / Cruzeiro do Sul-AC - Turma 08/2020: Sem sugestão, o curso foi ótimo.
  • Paulo - Engenharia de Agronegócios / Barra Mansa - RJ - Turma 08/2020: Acredito que o conteúdo seria melhor absorvido caso os exercícios ao invés de serem instruídos por um arquivo em PDF, fossem em vídeo aulas. Senti alguns pontos dos exercícios sendo realizados por PDF que não tinham uma explicação específica em vídeo aula. O professor tem uma ótima didática e todas as suas aulas em vídeo ou web conferência foram muito mais explicativas do que o material escrito. Nunca tinha feito um curso da SELPER e fiquei um pouco perdido em relação ao tratamento dos comandos em PDF. Acredito que deveriam disponibilizar as tarefas sempre como exercícios propostos, sem ajuda de um material, porém, atividades parecidas já realizadas em vídeo aula. Sei que para gravar aulas o processo é longo e trabalhoso, mas o conteúdo é passado de uma forma mais consistente. Para a execução do curso deveríamos ter todos os materiais de dados já disponíveis e ter um módulo justamente para falar sobre a captação de dados em plataformas e sites para execução de tarefas guiadas. Também penso que seria interessante termos mais atividades relacionadas com a região de cada aluno. Quero agradecer por toda a disponibilidade do professor e de todos que organizaram o curso. Em nenhum momento me senti desamparado e sem material para poder progredir. Agradeço a oportunidade de ter me cedido uma bolsa e estaria muito interessado em participar de outras atividades. Espero ter correspondido às expectativas também!
  • Priscila - Turma 08/2020: O curso foi de grande valia para meu mestrado, várias aplicações poderei usar no meu projeto.
  • Welder - Mário Campos-MG - Turma 08/2020: O curso superou em muito as minhas expectativas, pois cursos na internet tem aos milhares, mas a grande maioria, deixam bastante a desejar, mas este curso realmente é diferenciado. Muito bom em todos os aspectos. O instrutor é ótimo, extremamente atencioso e prestativo. A equipe de retaguarda é impecável, sempre pronta e ágil nas demandas. O material didático é ótimo, extremamente rico e detalhado. O tempo do curso é que talvez possa ser um pouco maior, para que os alunos tenham tempo de fazer as atividades com mais calma, refletindo melhor sobre o significado de cada tarefa desenvolvida. Acho que pode ser melhorado também, oferecer aos alunos oportunidade de escolher fazer o curso em outro software de GIS, como o QGIS, por exemplo, que é um software bem mais popular e bem mais estável, pois o Terraprint ainda tem alguns problemas, talvez até pelo corte de verbas que o atual governo tem promovido em várias áreas, especialmente no INPE que infelizmente para grande tristeza dos admiradores da ciência e da educação como eu, por ser uma instituição notável no âmbito da ciência brasileira e reconhecido internacionalmente por seu trabalho, tem sido alvo constante de ataques pelo governo.
  • Marcus - Licenciado e Bacharel em Geografia / Rio de Janeiro-RJ - Turma 09/2020: Foi excelente!!! Parabéns a todos os envolvidos!!! O curso na modalidade online não deixou nada a desejar em relação ao presencial (quando fui aluno no PG-SER participei de um curso na sede do INPE). Sugiro à SELPER promover outros cursos mais de forma virtual!!! Sei que a SELPER já oferece um curso sobre análise espacial, todavia sugiro para o curso de Introdução ao Geoprocessamento com TerraView 5 que também aborde mais alguns tópicos de análise espacial, tipo o Índice de Moran. Desde já, agradeço a atenção.
  • Khalil - Ciências Ambientais / São José dos Campos-SP - Turma 09/2020: Realmente não tenho nenhuma crítica negativa em relação a esse curso. A experiência antes e durante o curso foi muito satisfatória. O professor extremamente prestativo e bastante competente. O material e as aulas excelentes. Considero toda a experiência muito boa.
  • Gisele - Engenheira florestal / São José dos Campo-SP - Turma 09/2020: Ótimo curso! Agradeço a oportunidade! Como sugestão um curso sobre SQL.
  • Leonardo - Engenheiro civil / São Bernardo do Campo-SP - Turma 09/2020: Sem críticas, um ótimo curso e muito bem conduzido pelo Eymar.
  • Philipe - Engenharia Cartográfica e de Agrimensura / cidade-uf - Turma 09/2020: Como sugestão, tentar adequar o curso ao software QGIS, que possui integração com outros softwares como GRASS e SAGA GIS e permite outras abordagens. No mais, curso excelente.
  • Anderson - Arquitetura e Urbanismo / Ouro Preto-MG - Turma 11/2020: Curso excelente, superou minhas expectativas e tenho muito a agradecer ao Prof. Eymar e sua equipe pela qualidade, paciência e disponibilidade. A sugestão é que cada módulo tivesse 15 dias de prazo para entrega das atividades. Parabéns pelo curso e gostaria de sugerir que tivesse também um do QGIS e banco de dados e que também tivesse bolsa para estudantes e profissionais de prefeituras.
  • Pedro - Eng. agrônomo / Monte Carmelo-MG - Turma 11/2020: Prof. Eymar tem didática e é muito prestativo. Material didático muito bem elaborado e detalhista que ajuda o aluno durante o curso. Exercícios de diferentes níveis que ajuda o aluno a aprender mais. Só tenho elogios ao curso. Parabéns, professor.
  • Leonardo - Eng Agronomo, Eng de Segurança do trabalho / Sorriso-MT - Turma 11/2020: Parabéns aos envolvidos, me sinto privilegiado em ter participado deste curso. Espero ter a mesmas oportunidades em outros cursos, em especial no curso de PDI.
  • Beatriz - Geografia / Sorocaba-SP - Turma 11/2020: De maneira geral o curso foi excelente. Na minha visão acredito que devido a quantidade de conteúdo, o curso deveria se estender por mais do que 5 semanas. Em algumas semanas os conteúdos e exercícios exigiam um pouco mais de tempo, assim acredito que seja necessária uma distribuição dos conteúdos em mais semanas.
  • Stela - Engenheira Ambiental / - Turma 11/2020: Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade. O curso foi ótimo! Superou minhas expectativas e creio que com esse formato de curso a Selper poderá proporcionar conhecimento de qualidade e formação a muitas pessoas impossibilitadas de irem presencialmente até a São José como eu por exemplo que sempre tive o sonho de fazer curso de vocês. O curso abordou muitas ferramentas desde as iniciais até algumas até mais avançadas e na minha opinião deu a chance de mostrar o potencial do software e também diversas técnicas de geoprocessamentos disponíveis no mercado. Foi o meu presente de Natal esse curso e desde Junho entrei em contato para fazer o de GEOBIA(inclusive continuo querendo) e acabei conseguindo fazer esse. Estou muito feliz. Um ótimo Natal e final do ano com muita saúde ao professor e a Gislaine e todos que de alguma forma contribuem para o curso acontecer. Abraço Stela.
  • Aline - Geografia / Ilhéus-BA - Turma 11/2020: Gostei muito do curso. Atendeu minhas expectativas quanto aos conteúdos abordados e também quanto ao conhecimento e presteza do professor Eymar, sempre disponível para esclarecer dúvidas. Espero ter a oportunidade de realizar outros cursos na Selper. Obrigada a todos!
  • Francisca - Ciências Ambientais / Brasília-DF - Turma 11/2020: Excelente material, ensino e atendimento.
  • Carolina - Farmácia - Bioquímica / Porto Alegre-RS - Turma 11/2020: O curso é excelente, e gostaria de dar algumas sugestões no intuito de contribuir. Acredito que os prazos para a entrega das tarefas poderiam ser menor, de modo que dentro da própria semana o aluno se organize para assistir às vídeo aulas e já realizar os exercícios. Sugiro o prazo de entrega máximo no domingo da própria semana. Com prazos mais elásticos, acabei ficando sempre a elaborar exercícios da semana anterior. Reforço que esse é um problema de organização do aluno, e não necessariamente um problema do curso. Além disso, eu gastei bem mais de 40 horas para realizar todas as atividades propostas, então talvez fosse o caso de avaliar a definição do curso de 40h para, por exemplo, 60h.
  • Michele - Geografia / São Paulo-SP - Turma 11/2020: Fiquei muito satisfeita com o curso e com o material, admito que o roteiro é bem didático (o que facilita muito o trabalho assíncrono). No entanto, como é um curso de introdução compreende-se que os estudantes, em sua maioria, desconhecem o conteúdo e o processo de conhecimento e entrosamento com a ferramenta é maior do que àqueles que de alguma maneira já tiveram contato. Digo isso porque em vários momentos me deparei com contratempos que inviabilizaram o fechamento da atividade. Penso que se houvesse mais plantões de dúvidas ao longo da semana contribuiria ainda mais para melhorar a qualidade do processo e do resultado. Mais uma vez quero agradecer ao professor Eymar pela paciência e parabenizá-lo pela excelente didática. Cordialmente, Michele.
  • Ana - Geografia / Rio de Janeiro-RJ - Turma 11/2020: Curso muito bom, supriu todas as minhas expectativas, encerro esse curso acrescentando uma grande bagagem nos meus conhecimentos de geoprocessamento, principalmente quanto a novos métodos de análise, e também saio com boas noções de sensoriamento remoto, visto que ainda não tive essa disciplina na faculdade nem fiz nenhum curso sobre isso, mas, mesmo assim, consegui entender bem sobre o sensoriamento remoto. Única crítica: acho que a parte de SQL é pesada demais para quem nunca teve contato. Acho que as questões de SQL que são mais "soltas" para a gente montar o SQL são muito pesadas e me deixou estressada. Não vi muita necessidade em ter isso. Fora isso, ótimo curso. Gostaria de agradecer o professor Eymar pela didática e paciência. Obrigada!
  • Danuzia - Engenheira Química / Parnamirim-RN - Turma 11/2020: Prezados, Como sugestão diria que vocês pensassem em aumentar o prazo do curso. Achei a duração do curso muito curta, ficando um pouco corrido para administrar o tempo. Enfim, para aqueles que, de fato, querem aprender, esse foi um grande passo dado, que poderia ter sido maior ainda se esse tempo (step) tivesse sido disponibilizado. Parabéns pela condução do curso, pois foi realizado com muita maestria. Fica aqui, o meu sincero agradecimento a esta estimada Instituição a quem tenho o maior apreço.

Programação para Sensoriamento Remoto

Bruna - Boa Vista-RR - Turma 01/2020:  O curso foi ótimo! Talvez novos cursos com as etapas de PDI em Python ou análises de séries temporais possam ser interessantes. Grata, Bruna. 

Cesar - Belo Horizonte-MG - Turma 01/2020: Quanto aos exercícios, sugiro inserir mais exercícios opcionais para treinarmos.

Cristian - Cuiabá-MT - Turma 01/2021: Eu adorei o curso, inclusive pretendo fazer mais cursos da SELPER, infelizmente não consegui entregar algumas tarefas devido ao meu cotidiano corrido.

Leonardo - Brasília- DF - Geografia - Turma 01/2021: Baseado em um ponto que tive (ainda tenho) muita dificuldade, que a questão das funções, eu sugiro que se avaliasse aumentar o tempo do curso destinado a esse tópico, para que, os que não tem vivência de programação, possam entender bem o é a função, quando usar, e como montar uma função. Nos mais, parabéns pelo curso, os scripts disponibilizados serão de grande auxílio para continuar os estudos.

SÓCIOS SELPER BRASIL

Confira as diferentes categorias de associados e os valores a serem pagos anualmente: