Curso online: PLATAFORMA DE MONITORAMENTO AMBIENTAL TerraMA2



 Objetivo

    Capacitar equipe técnica a elaborar, editar e construir base de dados para operação da plataforma TerraMA2.

    TerraMA2 - Plataforma de desenvolvimento de sistemas de Monitoramento, Análise e Alerta (www.dpi.inpe.br/terrama2) . Esta plataforma permite coletar e cruzar em tempo real os dados geo-ambientais com mapas de riscos e vulnerabilidade ambientais, com o objetivo de gerar alertas para diversas aplicações, inclusive desastres naturais. É um produto de software livre, desenvolvido utilizando-se como plataforma de desenvolvimento a biblioteca de TerraLib (www.dpi.inpe.br/terralib). Ele é baseado em uma arquitetura de serviços, aberta, que provê a infraestrutura tecnológica necessária ao desenvolvimento de sistemas.

 Pré-Requisito

    Para melhor aproveitamento desse curso, incluímos como pré-requisitos conhecimentos teóricos ou práticos no campo de geoprocessamento (tipos de mapas, representações, cartografia básica e funções básicas de um SIG). Não haverá exigências quanto estes pré-requisitos, portanto, se necessário acesse as referências abaixo para uma leitura pré-curso.

    * Leituras adicionais veja livro on-line de Ciência da Geoinformação.

 Destaques

    Através de exemplos práticos de construção de sistemas de monitoramento, análise e alerta o aluno utilizará a maioria das funcionalidades oferecidas pela plataforma TerraMA2. Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
    • Realizar coleta de dados dinâmicos.
    • Cadastrar dados estáticos.
    • Criar análises de diferentes tipos.
    • Publicar os mapas e análises no aplicativo de monitoramento.
    • Enviar notificação por email.
 A quem se destina

    Profissionais das áreas de recursos naturais (geografia, geologia, agronomia, floresta, ecologia etc.) e profissionais da defesa civil, bombeiros e concessionárias que necessitem monitorar, em tempo real, dados geo-ambientais (meteorológicos, climáticos, geo-técnicos, etc) em suas aplicações.

    Os candidatos selecionados receberão, por e-mail, as instruções para o pagamento do curso.

    Atenção: As vagas são limitadas!

 Conteúdo do Curso

    1 – Apresentação geral do TerraMA2

    2 - Instalação e configuração do TerraMA2

    Versão Windows com máquina virtual LINUX
    Versão LINUX Ubuntu

    3 – Bases de dados para um sistema de monitoramento

    Dados Hidrológicos
    Dados Meteorológicos
    Dados Ambientais

    4 – Banco de Dados e TerraView

    Criação de BDG – PostgreSQL + PostGIS
    Uso do TerraView e preparação dos dados

    5- Módulo de Administração

    Configuração do Banco de Dados
    Configuração e Execução dos Serviços

    6- Módulo de Configuração

    Coleta de dados ambientais
    Configuração de dados estáticos
    Configuração de análises
    Configuração de usuários

    7 – Módulo de Monitoramento WEB

    Clientes dos Alertas
    Saídas do sistema
    Aplicativo WEB
    Notificação via email

 Metodologia

    O curso será realizado totalmente à distância, pela Internet no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O material didático exclusivo (textos, tutoriais, vídeos, atividades, referências bibliográficas), além de links para consultar manuais, assistir às videoaulas, bem como adquirir dados, imagens e software, estarão disponíveis no  Moodle.

    O ensino a distância requer autonomia e concentração da parte do aluno, assim como sua participação ativa em todo o processo.

    O curso consta de aulas teóricas, ministradas por meio de webconferência, videoaulas e textos indicados para leitura obrigatória; sessões de bate-papo; atividades individuais. Na realização das atividades propostas, o aluno contará com tutoriais específicos e a orientação e o acompanhamento dos formadores, por meio de fóruns de discussão, sessões de webconferência e bate-papo. As sessões síncronas não serão de presença obrigatória, porém, será exigida a leitura das discussões e/ou a visualização das webconferências que são gravadas e ficam disponíveis no Moodle.

    A carga horária total do curso é de 40 horas (5 semanas) com dedicação do aluno de, em média, 8 horas semanais durante o período do curso, que podem ser aproveitadas conforme sugestão a seguir.

    • 2 horas para aulas.
    • 1 hora para comunicação com o grupo: bate-papos, fóruns de discussão, webconferências e trabalhos em grupo.
    • 4 horas para as tarefas e atividades.
    • 1 hora para pesquisa (Web e Leituras Adicionais).


 Certificado

    O aluno que completar todo o curso e obtiver nota mínima de 6 (seis) pontos em cada uma das aulas receberá seu certificado.

    Para receber o certificado é necessário também que o aluno preencha uma ficha de avaliação, que permitirá a ele avaliar seu próprio aproveitamento e a satisfação de suas expectativas, bem como a qualidade do curso como um todo. Além disso, a avaliação nos dá subsídios para melhorar os novos cursos.

    O aluno deve ser autônomo em seus estudos, focado e sistemático na realização das atividades propostas. Durante o curso há atividades de avaliação e essas não podem ser realizadas com posteridade. Recomendamos avisar sobre viagens, ausências ou problemas de acesso à internet. A comunicação com os formadores deve ser fluida para contribuir com o sucesso da aprendizagem.

    Para obter o certificado o aluno deve atingir, no mínimo, 6 (seis) pontos em cada uma das aulas do curso. O aluno que não atingir esta nota mínima em cada uma das aulas será desligado do curso e não receberá o certificado..

    O certificado é registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, sendo enviado por correio para os alunos que obtiverem aprovação, conforme os conceitos: 

    Excelente - 9,1 - 10
    Muito Bom -  8,1 - 9
    Bom - 7,1 - 8
    Regular - 6 - 7

    No Certificado constará a ementa do curso e a menção final (média ponderada das avaliações do aluno).

    Normalmente o aluno recebe o certificado após 30 dias após encerrar o curso.

INSCREVA-SE AGORA!

Para maiores detalhes entre em contato conosco.
<<

Atualizado em: 20/07/2019