Curso online: SENSORIAMENTO REMOTO - APRENDIZAGEM CONTINUADA



 Objetivo

    O objetivo do curso Sensoriamento Remoto: Aprendizagem Continuada, modalidade online, é difundir o Sensoriamento Remoto e capacitar o aluno na aquisição, processamento e uso de imagens de satélite.

 Pré-Requisito

    Por se tratar de um curso de um tópico avançado, que envolve Sensoriamento Remoto, Imagens de Satélite e Geoprocessamento, é necessário um conhecimento básico de técnicas e ferramentas de Geoprocessamento para acompanhar o curso.

 Destaques

    Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:
    • Fazer a carga de imagens de SR e realizar técnicas de processamento de imagens básicas
    • Desenvolver um projeto de acordo com a escolha feita no curso..
 A quem se destina

    O curso é destinado aos alunos de graduação, aos profissionais com nível superior (cursos de graduação concluídos, preferencialmente vinculados às Ciências da Terra e Ambientais) e aos professores universitários.

    Atenção: As vagas são limitadas! O curso pode entrar na "Lista de espera" caso exceda o limite.

 Conteúdo do Curso

    Este curso é dividido em dois módulos; Módulo I - Introdução (obrigatório a todos inscritos) e Módulo II - Projetos Temáticos (o aluno se inscreve em um dos projetos).

    MÓDULO I: INTRODUÇÃO

       Fluência Tecnológica:

    • MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) - software livre para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo;
    • GoToMeeting: software para webconferência.

       Fundamentos de Sensoriamento Remoto:

    • Radiação eletromagnética;
    • Interação da energia solar com a superfície terrestre;
    • Comportamento espectral de alvos;
    • Sensores e satélites.

       Interpretação e Aplicação de Imagens de Satélite:

    • Elementos e chaves de interpretação;
    • Composições coloridas;
    • Seleção de imagens de satélite;
    • Exemplos de aplicação de imagens de satélite.

       Processamento de Imagens e aplicação de técnicas utilizando o software TerraView:

    • Aquisição de imagens, banco de dados e software;
    • Criação de banco de dados, projeto e plano de informação;
    • Importação, contraste e recorte de imagens;
    • Georreferenciamento;
    • Mosaico, fusão, segmentação, classificação (automática e manual), edição matricial de imagens e aquisição e processamento de dados de altitudes.


    MÓDULO II: PROJETOS TEMÁTICOS

      Projeto a ser desenvolvido pelo aluno em uma das seguintes áreas temáticas:

      Mapeamento de Áreas Agrícolas por meio de imagens de satélites e   geoprocessamento 

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Identificar e mapear culturas agrícolas por meio de imagens de satélites e técnicas de geoprocessamento;
    • Adquirir imagens no site da NASA e montar um banco de dados georeferenciado no sistema TerraView;
    • Classificar as imagens por meio de uma das abordagens: (i) supervisionada; (ii) não-supervisionada, (iii) orientada a objeto;
    • Obter mapas de declividade por meio dos dados do SRTM;
    • Fazer cruzamento do mapa temático com o mapa de declividade e estabelecer o percentual da cultura em diferentes faixas de declividade.

      Mapeamento de Desmatamento Florestal

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Gerar mapas de desflorestamento, utilizando a metodologia inicial do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), utilizando o sistema TerraView;
    • Aplicar as seguintes técnicas de processamento de imagens: modelo de mistura, reamostragem da imagem, segmentação, classificação e mapeamento temático.

      Mapeamento Urbano 

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Classificar imagem de alta resolução espacial utilizando análise orientada à objeto para mapear a cobertura do solo intraurbano;
    • Criar um projeto no software Ecognition utilizando suas funções básicas;
    • Importar dados vetoriais e imagem;
    • Realizar segmentação multi-resolução; hierarquia de objeto; rede semântica; definição dos atributos das classes; mineração de dados; classificação.

      Mapeamento Geomorfógico 

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Aplicar técnicas de processamento de imagens para realce do relevo, usando o sistema TerraView;
    • Gerar imagem relevo e imagem 3D (fusão de imagem relevo com imagem multiespectral), usando o sistema TerraView;
    • Gerar classes e cartas morfométricas (hipsométrica e declividade) usando o sistema TerraView;
    • Gerar rede de drenagem e limite de bacia hidrográfica usando o software TerraHidro;
    • Gerar mapa de unidades de relevo usando o sistema TerraView.

      Monitoramento Ambiental por Meio de Diferenças Térmicas 

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Analisar a evolução urbana e sua influência na modificação do campo térmico.
    • Selecionar e adquirir imagens da área de estudo de dois anos (período seco) distintos;
    • Montar projeto (carregar para o aplicativo TerraView  as imagens selecionadas; registrar as imagens; recortar a área de estudo);
    • Implementar script em python para converter as imagens em número digital (ND) para temperatura de superfície;
    • Gerar as imagens de diferença de temperatura; extrair o transecto , incluindo neste área urbana e rural;
    • Identificar os pontos de maior desvio de temperatura);
    • Analisar na composição colorida a cobertura e uso da terra na área do transecto e segmentar a imagem desta área).

      Monitoramento de desastres naturais usando o TerraMA2 

         Objetivo: Após executar todas as etapas do projeto o aluno será capaz de:

    • Analisar dados ambientais meteorológicos (satélite, radar, estações e modelos);
    • Coletar dados ambientais de diferentes formatos;
    • Preparar bases de dados no TerraView 5 para fins de monitoramento;
    • Compreender conceitos básicos de programação em Python;
    • Implementar modelos de análise para cruzar dados estáticos e dinâmicos - análise baseada em objetos monitorados;
    • Implementar modelos de análise para cruzar grades dinâmicas e estáticas - análise baseada em grades;
    • Implementar modelos de análises com estações meteorológicas - análise baseada em PCD´s;
    • Executar análises em tempo-real e reprocessamento de dados históricos;
    • Definir alertas para diferentes análises;
    • Consultar análises no módulo de monitoramento.
    Nota: O aluno deve optar por um desses temas para desenvolver o projeto temático, escolhendo, no momento da inscrição, 2 projetos, por ordem de prioridade.
 Metodologia

    O curso será realizado totalmente à distância, pela Internet no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O material didático exclusivo (textos, tutoriais, vídeos, atividades, referências bibliográficas), além de links para consultar manuais, assistir às videoaulas, bem como adquirir dados, imagens e software, estarão disponíveis no  Moodle.

    O ensino a distância requer autonomia e concentração da parte do aluno, assim como sua participação ativa em todo o processo.

    O curso consta de aulas teóricas, ministradas por meio de webconferência, videoaulas e textos indicados para leitura obrigatória; sessões de bate-papo; atividades individuais. Na realização das atividades propostas, o aluno contará com tutoriais específicos e a orientação e o acompanhamento dos formadores, por meio de fóruns de discussão, sessões de webconferência e bate-papo. As sessões síncronas não serão de presença obrigatória, porém, será exigida a leitura das discussões e/ou a visualização das webconferências que são gravadas e ficam disponíveis no Moodle.

    A carga horária total do curso é de 80 horas (10 semanas) com dedicação do aluno de, em média, 8 horas semanais durante o período do curso, que podem ser aproveitadas conforme sugestão a seguir.

    • 2 horas para aulas.
    • 1 hora para comunicação com o grupo: bate-papos, fóruns de discussão, webconferências e trabalhos em grupo.
    • 4 horas para as tarefas e atividades.
    • 1 hora para pesquisa (Web e Leituras Adicionais).


 Certificado

    O aluno que completar todo o curso e obtiver nota mínima de 6 (seis) pontos em cada uma das aulas receberá seu certificado.

    Para receber o certificado é necessário também que o aluno preencha uma ficha de avaliação, que permitirá a ele avaliar seu próprio aproveitamento e a satisfação de suas expectativas, bem como a qualidade do curso como um todo. Além disso, a avaliação nos dá subsídios para melhorar os novos cursos.

    O aluno deve ser autônomo em seus estudos, focado e sistemático na realização das atividades propostas. Durante o curso há atividades de avaliação e essas não podem ser realizadas com posteridade. Recomendamos avisar sobre viagens, ausências ou problemas de acesso à internet. A comunicação com os formadores deve ser fluida para contribuir com o sucesso da aprendizagem.

    Para obter o certificado o aluno deve atingir, no mínimo, 6 (seis) pontos em cada uma das aulas do curso. O aluno que não atingir esta nota mínima em cada uma das aulas será desligado do curso e não receberá o certificado..

    O certificado é registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, sendo enviado por correio para os alunos que obtiverem aprovação, conforme os conceitos: 

    Excelente - 9,1 - 10
    Muito Bom -  8,1 - 9
    Bom - 7,1 - 8
    Regular - 6 - 7

    No Certificado constará a ementa do curso e a menção final (média ponderada das avaliações do aluno) O cálculo da média ponderada será feito da seguinte forma: Módulo I - Introdução (40%) / Módulo II - Projetos Temáticos (60%).

    Normalmente o aluno recebe o certificado após 30 dias após encerrar o curso.

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Para maiores detalhes entre em contato conosco.
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Atualizado em: 20/07/2019